Uma centena de pilotos já formalizou inscrição para a prova transmontana, que marca o arranque de nova dinâmica, em benefício da qualidade do espectáculo e de uma imagem moderna desta competição.
Em cada jornada os pilotos seniores podem pontuar para a categoria Elite na respectiva corrida, mas também para as classes MX1 ou MX2. Neste caso existem duas pontuações, uma apurada na manga específica da classe e a outra com base nos resultados da manga Elite.
Existe também uma classe MX2 Júnior, para pilotos até 19 anos, cuja pontuação é extraída a partir da classificação da manga de MX2. Além disso, os Iniciados (jovens dos 10 aos 15 anos) dispõem de duas mangas próprias por jornada.
As corridas Elite, MX1 e MX2 duram 30 minutos mais 2 voltas. Em cada classe são apurados 16 pilotos para a final Elite, aos quais se juntam mais 8 oriundos de uma repescagem. Quanto aos Iniciados, têm duas mangas de 15 m + 2 voltas.
A prova inaugural do Campeonato tem por cenário a conhecida pista de Freixo de Espada à Cinta, longa nos seus 1800 metros de perímetro, com perfil rápido, piso duro e diversos saltos espectaculares.
O actual campeão nacional Elite, Luís Correia (em Yamaha), parte em defesa desse título e à conquista do de MX1, perante aguerrida concorrência, disposta a oferecer a melhor réplica ao piloto da Moçarria.
Hugo Basaúla (Kawasaki), Sandro Marcos (Suzuki) e Nélson Silva (Kawasaki) também pontificam na classe MX1 com as suas 450cc, enquanto na MX2 e a conduzir as 250cc estarão Paulo Alberto (Suzuki), Ivo Fernandes (Honda), Miguel Gaboleiro (Kawasaki), Daniel Pinto (Suzuki) e Sandro Peixe (Kawasaki) – sendo estes quatro últimos juniores – entre outros.
O Campeonato Elite, MX1 e MX2 vai disputar-se em seis jornadas, menos uma do que inicialmente previsto, devido ao cancelamento da ronda agendada para Ourém. Os Juniores têm o mesmo número de provas mas um local diferente, pois como não se deslocam aos Açores dispõem de alternativa em Glória do Ribatejo, que entretanto mudou de data. Já os Iniciados enfrentam sete jornadas, conforme os calendários abaixo indicados.
Em cada evento, ao longo do fim-de-semana está prevista a divulgação "online" de informações sobre o desenrolar dos acontecimentos, assim como fotos e videos, no "site" oficial do Campeonato. O seguinte: www.msx.com.pt
Para esta renovada dinâmica, o Campeonato Nacional de Motocross conta com o apoio de diversos patrocinadores, entre os quais se destacam a Red Bull, Polisport, CFL, Crosspro e Irmãos Sousa.
Na fotografia: Lúis Correia
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