Rasta, é a totalidade da experiência de uma vida, e quanto maior for a experiência, mais a rasta fica enriquecida. A Rasta, é uma fundação espiritual/material, que tem fundamento na realização profética da vida.
A Rasta, é o resultado de uma procura da identidade cultural e da segurança racial; o modo pelo qual os indíviduos podem ser redimidos, aos céus ou ao reino coléctivo, que é a resposta ao egoísmo indívidual e a anarquia da personalidade.
A Rasta, é o resultado de uma procura da identidade cultural e da segurança racial; o modo pelo qual os indíviduos podem ser redimidos, aos céus ou ao reino coléctivo, que é a resposta ao egoísmo indívidual e a anarquia da personalidade.
Os seus principais objectivos são:
- Alcançar a paz e o amor entre as pessoas;
- Alcançar direitos iguais para todos.
Um dos símbolos mais óbvios dos Rastafari são as cores. Estas são o vermelho, preto, verde e amarelo. Estas cores foram retiradas do movimento de Marcus Garvey. A cor vermelha, simboliza a triunfante igreja dos Rastafari, representando também o sangue dos mártires que existem na história dos rastas. O preto, representa a cor dos africanos, dos quais descendem 98% dos Jamaicanos. O verde, representa a beleza da vegetação da Etiópia e da terra prometida. O amarelo é usado para simbolizar a abundância da sua terra natal.
O Leão de Judah, representa o Imperador Haile Selassie I, o conquistador. Que representa o Rei dos Reis, como o Leão é o Rei dos animais.
Outros acreditam que representa o amadurecimento do movimento Rastafari.
Selassie usava um anel com o Leão de Judah, que foi oferecido a Bob Marley quando o Imperador faleceu. Não se sabe do paradeiro deste anel, pois este desapareceu após a morte de Bob Marley.
A expressão "I and I" , que é frequentemente utilizada pelos seguidores desta religião, significa que nenhuma pessoa é mais privilegiada do que outra, todos são totalmente iguais. Como os Rastas acreditam que todas as pessoas estão ligadas por um Deus – Jah, por isso optam por utilizar a expressão "eu e eu" em vez de "tu e eu".
"Dreadlocks" ou longas tranças utilizadas pelos Rastas representam a maneira como o cabelo cresce (sem ser penteado ou cortado), simbolizando também o Leão de Judah. Contribuiu também para a rebelião do sistema de "maneira certa" de usar o cabelo.
Jah: abreviação do nome biblico "Jeovah", usado para designar a palavra Deus ou a sua encarnação terrena, que segundo os Rastas é o Imperador Haile Selassie I. Babilónia: lugar imaginário que representa o sistema social, construído com a escravização dos negros (a terra governada pelos brancos).
Dread: rebelde, terrível. Todo o verdadeiro Rasta é também um "dread".
Zion: a terra prometida. Lugar imaginário que representa a possibilidade de recusa ou fuga da Babilónia.
Ras: título de nobreza Etíope muito comum nos nomes adoptados pelos Rastas.
Peace & Love People
Sem comentários:
Enviar um comentário